História

O primeiro envelope era bem diferente dos que conhecemos hoje. Surgidos no antigo Oriente Médio, cerca de 3500 de 3200 a.C. Eram feitos de barro, assemelhados a esferas ocas, usados em transações privadas para envio de fichas financeiras. Relatos desses primeiros envelopes foram feitos primeiro porJean-Jacques de Morgan, engenheiro francês de mineração, geólogo e arqueólogo, em 1901 e depois por Roland de Mecquenem, arqueólogo francês, em 1907.

Os envelopes de papel, surgiram na China, onde o papel foi inventado no segundo século a.C. Conhecidos como chih poh, e usados para dar presentes em dinheiro. Tanto em funerais como em casamentos.
Antes de 1845, envelopes artesanais estavam disponíveis para uso tanto comercial quanto doméstico. Mas em 1845, Edwin Hill e Warren De La Rue obtiveram a patente da primeira máquina de fazer envelopes. Mas ainda não era um método bem resolvido. Passaram-se quase 50 anos até o surgimento de uma máquina de envelopes bem sucedida, produzindo envelopes pré-gomados eficazmente como os que conhecemos hoje.
(font: https://en.wikipedia.org/wiki/Envelope#History_of_envelopes)
Envelopes, hoje e amanhã
Devido aos formatos diversos, no século XX os correios, respectivamente em cada país, foram padronizando algumas regras para envio de cartas e consequentemente formatos de envelopes.
Uma grande revolução nas comunicações surgiu com a Internet. O que antes poderia ser enviado apenas por carta em papel, passa a ser enviado por e-mail. O meio digital traz um novo comportamento não apenas cultural, mas social e econômico.
O planeta e nossa postura

O uso de qualquer recurso natural hoje deve sempre ser muito bem pensado. O envelope de papel deve ser usado como em sua origem para envios importantes de documentos e/ou correspondências que não poderiam ser enviados por e-mail, que necessitem da forma física distribuída.
Um exemplo importante que a Golin tem dado, foi a troca de envio de relatórios aos acionistas. Antigamente fazia-se via correio. Gerando impressão de relatórios e envelopes personalizados Golin. Hoje os relatórios são enviados digitalmente, representando uma importante postura de consciência sustentável. É a Golin fazendo a sua parte, por um resultado melhor.
Vamos repensar o uso do envelope?
Vamos pensar antes de usar um envelope, ou postar documentos ou correspondências físicas. Nos perguntemos se: posso enviar por e-mail? Caso seja mesmo necessário, lembremos sempre dos 3Rsda sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Reduzir: quando nos perguntamos se preciso mesmo usar este envelope.
Reutilizar: ao receber um envelope que qualquer remetente, não rasgá-lo de qualquer forma, nem jogá-lo fora. Podemos abrir com cuidado uma das extremidades e depois reutilizá-lo para envio de material entre departamentos, ou mesmo para parceiros. Em caso dos parceiros, cole uma meia página sobre os dados anteriores com o novo destinatário. *Em nosso blog veja modelo para word de etiquetas feitas para esse fim.
Reciclar: ok, o uso já foi até onde era possível. Chegou a hora de reciclar. Há duas formas principais: colocando no lixo reciclável da empresa. Ou fazendo seu papel reciclado caseiro, objetos de papel e outras dicas que também damos em nosso blog. Visite!
Desta forma, a exemplo do Instituto Akatu, incluímos mais um “R”: Repensar. O que significa refletir sobre nossos atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre nós mesmos, a economia, as relações sociais e a natureza.




