Sustentabilidade: Envelopes!

História

Este é um “envelope” contendo um contrato de trabalho, circa 2037 aC e está no Museum of Fine Arts of Lyon.

O primeiro envelope era bem diferente dos que conhecemos hoje. Surgidos no antigo Oriente Médio, cerca de 3500 de 3200 a.C. Eram feitos de barro, assemelhados a esferas ocas, usados em transações privadas para envio de fichas financeiras. Relatos desses primeiros envelopes foram feitos primeiro porJean-Jacques de Morgan,  engenheiro francês de mineração, geólogo e arqueólogo, em 1901 e depois por Roland de Mecquenem, arqueólogo francês, em 1907.

Envelope japonês usado para presente em dinheiro para funeral. Também usado em vermelho para casamentos.

Os envelopes de papel, surgiram na China, onde o papel foi inventado no segundo século a.C. Conhecidos como chih poh, e usados para dar presentes em dinheiro. Tanto em funerais como em casamentos.

Antes de 1845, envelopes artesanais estavam disponíveis para uso tanto comercial quanto doméstico. Mas em 1845,  Edwin Hill e Warren De La Rue obtiveram a patente da primeira máquina de fazer envelopes. Mas ainda não era um método bem resolvido. Passaram-se quase 50 anos até o surgimento de uma máquina de envelopes bem sucedida, produzindo envelopes pré-gomados eficazmente como os que conhecemos hoje.

(font: https://en.wikipedia.org/wiki/Envelope#History_of_envelopes)

 

Envelopes, hoje e amanhã

Devido aos formatos diversos, no século XX os correios, respectivamente em cada país, foram padronizando algumas regras para envio de cartas e consequentemente formatos de envelopes.

Uma grande revolução nas comunicações surgiu com a Internet. O que antes poderia ser enviado apenas por carta em papel, passa a ser enviado por e-mail. O meio digital traz um novo comportamento não apenas cultural, mas social e econômico. 

 

O planeta e nossa postura

Envelope Golin

O uso de qualquer recurso natural hoje deve sempre ser muito bem pensado. O envelope de papel deve ser usado como em sua origem para envios importantes de documentos e/ou correspondências que não poderiam ser enviados por e-mail, que necessitem da forma física distribuída.

Um exemplo importante que a Golin tem dado, foi a troca de envio de relatórios aos acionistas. Antigamente fazia-se via correio. Gerando impressão de relatórios e envelopes personalizados Golin. Hoje os relatórios são enviados digitalmente, representando uma importante postura de consciência sustentável. É a Golin fazendo a sua parte, por um resultado melhor.

Vamos repensar o uso do envelope?

Vamos pensar antes de usar um envelope, ou postar documentos ou correspondências físicas. Nos perguntemos se: posso enviar por e-mail? Caso seja mesmo necessário, lembremos sempre dos 3Rsda sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir: quando nos perguntamos se preciso mesmo usar este envelope.

Reutilizar: ao receber um envelope que qualquer remetente, não rasgá-lo de qualquer forma, nem jogá-lo fora. Podemos abrir com cuidado uma das extremidades e depois reutilizá-lo para envio de material entre departamentos, ou mesmo para parceiros. Em caso dos parceiros, cole uma meia página sobre os dados anteriores com o novo destinatário. *Em nosso blog veja modelo para word de etiquetas feitas para esse fim.

Reciclar: ok, o uso já foi até onde era possível. Chegou a hora de reciclar. Há duas formas principais: colocando no lixo reciclável da empresa. Ou fazendo seu papel reciclado caseiro, objetos de papel e outras dicas que também damos em nosso blog. Visite!

Desta forma, a exemplo do Instituto Akatu, incluímos mais um “R”: Repensar. O que significa refletir sobre nossos atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre nós mesmos, a economia, as relações sociais e a natureza.

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

3Rs, envelope, reciclar, reduzir, repensar, reutilizar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.