Os benefícios que a Pesquisa de Clima proporciona à empresa e aos talentos!

Jornal

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

No campo organizacional, muito se fala sobre o constante desafio de se captar e reter talentos que façam o diferencial para o negócio. Contudo, para que uma empresa consiga essa “proeza” é preciso muito mais do que “boa vontade” e uma gama de ações que componham a Gestão de Pessoas. É preciso identificar que iniciativas são as que mais atenderão às necessidades do público interno, bem como elevarão os níveis de satisfação dos colaboradores.

Uma das metodologias que sempre é bem valorizada pelas organizações, sem dúvida alguma é a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) e isso não é por acaso. Afinal, esse recurso possibilita que a empresa “escute” seus profissionais e identifique quais são os pontos fortes da gestão que devem permanecer e, cada vez mais serem valorizados, além daqueles considerados negativos – que precisam ser revistos ou mesmo substituídos por outras iniciativas.

Uma empresa que tem utilizado há dez anos a Pesquisa de Clima Organizacional como aliada da Gestão de Pessoas é a Essilor Brasil – que atua no segmento de lentes oftálmicas multifocais ou visão simples, instrumentos e equipamentos ópticos, serviços de laboratório e tecnologias adicionais, e que atua em mais de 100 países, inclusive o Brasil. De acordo com Cíntia Magno, diretora de RH da Essilor Brasil, a empresa possui como um de seus compromissos mais relevantes a valorização de nossos colaboradores e o estímulo a um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

Organizacional é adotada globalmente e um dos principais fatores é avaliar o nível de satisfação dos colaboradores e nortear a implementação de práticas e melhorias em processos já existentes, promovendo o engajamento, a produtividade e o bom ambiente de trabalho.

A executiva explica a PCO tem como público-alvo todos os colaboradores das empresas do Grupo Essilor, tanto aqueles com ou sem acesso a computadores. “Não há uma periodicidade definida para a aplicação da Pesquisa de Clima, porém a Essilor acredita que o ideal é avaliar o clima a cada dois anos. Esta é nossa expectativa para os próximos anos. A Gerência de Comunicação Interna e Cultura, na Diretoria de Recursos Humanos, é a área responsável pela coordenação da pesquisa no Brasil e na América Latina”, esclarece Cíntia Magno.

Objetivos da pesquisa de clima

A Pesquisa de Clima do Grupo Essilor tem um foco bem definido e isso facilitou muito a definição dos seus objetivos. Dentro desse contexto, a metodologia aplicada globalmente visa: identificar os pontos fortes e pontos de melhoria de todo o grupo Essilor no que tange ao clima organizacional no ambiente de trabalho; comunicação; liderança; clareza de objetivos e estratégia; satisfação; atitude colaborativa, dentre outros aspectos.

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Fonte: https://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Materia/10668/osbeneficios-que-a-pesquisa-de-clima-proporciona-a-empresa-e-aostalentos.html

Colaborador
Acesse nossa pesquisa e responda, participe! Lembre-se que a data de encerramento da pesquisa é 13.04.2017

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

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