Competências profissionais: o que são e como desenvolvê-las?

1 – Comunicação

Se comunicar de forma eficaz vai muito além de falar a mesma língua, é preciso transmitir para outra pessoa exatamente o que se está querendo dizer, sem dar margens à interpretações equivocadas. Com isso, a pessoa torna-se capaz de se comunicar com diversos públicos e alcançar os objetivos que buscava com a comunicação. Essa habilidade envolve: escrever bem, ouvir atentamente, saber se portar em diversas situações e ter a capacidade e facilidade de trabalhar em equipe.

2 – Criatividade

A criatividade é uma competência profissional muito valorizada. As empresas buscam inovação, não querem mais aquele funcionário que sempre faz as mesmas coisas, do mesmo jeito padrão. Ser criativo e levar novos conhecimentos para o ambiente de trabalho é essencial para destacar-se. Além disso, a criatividade e a inovação aumentam a capacidade de resolução de problemas, o que pode contribuir com o crescimento da empresa.

3 – Flexibilidade

A flexibilidade demonstra a capacidade de adaptação frente às constantes mudanças do mercado de trabalho e é uma das habilidades mais valorizadas. Ser flexível também pode ser interpretado como a capacidade de delegar funções em um projeto na rotina de trabalho, onde uma postura de fazer tudo sozinho não é a ideal. Por isso, é importante compartilhar tarefas e aproveitar as habilidades e o tempo de todos os membros da equipe, para conseguir resultados mais produtivos.

4 – Pensamento crítico

Um profissional com pensamento crítico aprende sobre qualquer assunto buscando chegar à melhor solução possível de acordo com as circunstâncias das quais ele tem conhecimento. Para qualquer empresa é essencial ter colaboradores que saibam se afastar da rotina na organização e observar o que acontece de fora. Sem essa competência básica, é fácil cair no comodismo de culpar elementos externos pelos problemas que possam surgir ou, simplesmente, não conseguir perceber esses problemas.

Fonte: educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/competencias-profissionais-o-que-sao-e-como-desenvolvelas

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.