Campanha Maio Amarelo, tem como tema em 2023: “Nós somos o trânsito”.
Qual é o objetivo de Maio Amarelo?
A campanha do Maio Amarelo envolve um movimento internacional criado com a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito.
Quem promove a campanha Maio Amarelo?
Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos acidentes de trânsito no Brasil.
A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.
Maio Vermelh0
E o maio vermelho tem o objetivo de conscientizar sobre a Hepatite e do Câncer de Boca.
Qual hepatite mais comum no Brasil?
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
Quando se deve tomar a vacina contra hepatite B?
A vacinação contra a hepatite B é universal, ou seja, está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde, sem restrição de idade. A imunização é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Sintomas
Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Dentre eles, os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras.
Como se proteger?
A vacina é uma das formas de prevenção e controle da doença, porém, atualmente, existe vacina apenas para os tipos A e B. Por isso, é necessário se prevenir de outras formas, como:
• Lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
• Evite tomar banho em locais perto de esgoto aberto.
• Higienize e cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los.
• Use preservativos em todas as relações sexuais.
• Evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como barbeadores e alicates de unha.
• Não utilize nenhum objeto que possa ter tido contato com sangue, como seringas e agulhas.
https://www.laboratoriobehring.com.br/noticias/maio-vermelho-mes-de-conscientizacao-e-prevencao-da-hepatite
Maio vermelho conscientiza sobre câncer bucal
O câncer de boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.
O que aumenta o risco
Tabagismo: Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros,tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.
Consumo regular de bebidas alcoólicas.
Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. Os trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.
Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.
Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer
https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/maio-vermelho-conscientiza-sobre-cancer-bucal

