Aprender e pensar a ética.

Pessoal, vamos postar alguns textos de diversos pensadores sobre ética. Aproveitando que nosso manual de Conduta e Ética será lançado integralmente aqui no blog e no portal. Achamos oportuno o pensar filosófico, lançar o olhar sobre nós mesmos e nossa participação no mundo. Para que possamos assim transformá-lo.

O primeiro texto da série foi extraído de uma palestra do Prof. Leandro Kanal, em Niterói, para a Semana Nacional de Transito 2016. E o tema foi “eu sou mais um por um trânsito mais seguro”.

E você me pergunta, “e o que isso tem a ver com ética?” Tudo! Em tudo na vida a ética nos guia. Como já dito em outras palestras e posts que colocamos aqui, nós não nascemos éticos, aprendemos a ética. “Uma criança não pensa antes de chorar pela quarta vez no meio da noite:  ‘acho que posso esperar um pouco, minha mãe dormiu pouco e já levantou três vezes para me atender’ ”. Ética se aprende.

A definição no dicionário é

ética
substantivo feminino

  1. 1.parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
  1. 2.p.ext. conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

“é. profissional”

 

Mas pensar a ética é bem mais que uma definição. Assim, publicaremos uma série de posts falando sobre o assunto. Desta semana:
Etiqueta é a pequena ética – Leandro Karnal

Até o próximo post então, pessoal!

Equipe Web.

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.