Aquela horinha passada com o seu filho lendo histórias que aguçam a imaginação infantil tem uma importância maior do que você imagina. Além do afeto entre vocês que é alimentado por esse momento, incentivar o hábito da leitura é importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.
Ao longo das décadas, a educação tem se preocupado sempre em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e engajado na sociedade. Durante as diversas fases da nossa vida, costumamos ouvir falar sobre a leitura como uma ótima ferramenta para isso. Este é um ponto importante a ser incentivado, defendido, como uma fonte legal de conhecimento e cultura.
Nossas experiências com a literatura nos fazem acreditar que devemos ensinar aos nossos filhos a ler com frequência, saborear os livros, manter uma rotina saudável de leitura. Essa crença não é à toa: na educação infantil, esse é um importante hábito a ser praticado, gerador de grandes benefícios no futuro do indivíduo. É necessário que a escola, em conjunto com a família, incentive nas crianças o exercício da leitura desde os primeiros anos de sua infância.
Na realidade, é fácil entendermos essa relação entre a escola e a literatura, sempre andando de mãos dadas em direção ao aprendizado. Mesmo o contato físico e sensorial com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas trazidas, identificar as cores nas ilustrações e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor das crianças. Quando o seu filho está sentado na cadeirinha na escola, pintando um livro de desenhos com lápis de cor e lendo palavrinha por palavrinha, ele está desenvolvendo importantes habilidades que precisará no futuro.
As leituras em família
Se você chamar sua atenção para os temas que mais lhe atraem, será fácil transformar isso em momentos de leitura em família. Cuidando desse momento, poderá torná-lo parte da rotina e, além de auxiliar no aprendizado do seu filho, também terá tempo útil e afetivo dedicado a ele a toda a família.
Nesse momento tão propício para vocês, sinta-se livre para também soltar sua imaginação. Leia as histórias simulando as vozes de personagem ou narrador, dramatize cenas, converse com seus filhos sobre as histórias que está lendo, faça-os entrar na narrativa junto com você. Pergunte, questione, atue, deixe que seus filhos também atuem, riam e sintam o afeto e diversão que esse momento representa. Quanto mais confortável ela estiver nesse ambiente, melhor. Por isso, será interessante, ao transformar essa ocasião em rotina, guardar um cantinho reservado para a leitura.
Construam juntos o cantinho da leitura
O “cantinho de leitura” pode ser enfeitado, e vocês podem fazer essa decoração juntos. Com gravuras que podem recortar, bonecos de personagens que gostem, trechos de livros que tenham achado interessantes e signifiquem muito para vocês. Deixe que a criança se sinta à vontade e possa, sempre que queira, visitar o lugarzinho que reservaram juntos. Trabalhar na decoração pessoalmente é muito importante, pois esse deve ser um espaço de criatividade, para trabalhar também suas habilidades cognitivas.
Fonte https://www.escolameucaminhar.com.br/blog/2019/09/12/ensine-ao-seu-filho-o-habito-da-leitura/

