5 metas de saúde para você aplicar em 2023

Quais as melhores metas de saúde para aplicar em 2023?

Muitas vezes desejamos que nossa vida mude para melhor, mas não sabemos por onde começar. Além disso, não nos damos conta de que a mudança está dentro da gente. Priorizar a saúde é benéfico para todos. Afinal, se você não estiver bem consigo mesmo, dificilmente estará preparado para enfrentar os desafios da vida.

Por isso, já procure a sua agenda para criar um planejamento, pois as dicas a seguir são imperdíveis!

1. Começar a fazer exercícios

Praticar exercícios físicos de forma regular é importante por vários motivos. Primeiro porque funciona como uma válvula de escape para descarregar a energia sufocante dos dias difíceis. É uma forma de se conectar com o momento presente, em outro ambiente, onde a sua mente fica mais livre e, consequentemente, mais leve.

Além disso, os exercícios provocam o efeito natural de eliminação das toxinas e de liberação da dopamina, o hormônio da felicidade. O corpo saudável traz mais disposição para o dia a dia, produtividade para o trabalho e, no geral, deixa o praticante mais feliz.

2. Investir em saúde preventiva

Quando aprimoramos o olhar para nós mesmos somos capazes de identificar os nossos pontos fracos e fortes. Na saúde, precisamos da orientação de um profissional. Por isso, vale realizar uma consulta com o clínico geral a cada seis meses.

Manter esse hábito, mesmo quando se sente saudável, pode parecer desnecessário, mas não é. Existem muitas doenças silenciosas ou sintomas que, quando tratados no início, são facilmente controlados. Isso ainda evita que o caso evolua para outras doenças.

Portanto, crie uma data no seu calendário para lembrar dessa ação tão importante.

3. Mudar hábitos alimentares

A alimentação é outro pilar indispensável. Ter uma dieta balanceada e bem distribuída durante o dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Por isso, procure respeitar os horários das refeições e alimente-se regularmente.

A falta de nutrientes pode causar fraqueza e fadiga. Por isso, certifique-se de que está priorizando a sua rotina e busque o acompanhamento profissional de um nutricionista.

4. Cuidar da saúde mental

Estamos acostumados a cuidar do corpo de forma periódica, mas esquecemos uma das partes mais importantes: a mente. Normalmente, só nos preocupamos com a saúde mental quando ela falha, mas isso é errado. Nossa mente e nossas emoções são fundamentais para o equilíbrio do nosso organismo e para a realização de qualquer atividade, seja física, seja intelectual.

Então, crie uma rotina de cuidado com a mente. Inclua, por exemplo, uma boa noite de sono, momentos de lazer com pessoas queridas, um hobby, passeios com o pet, entre outras opções. Outra ideia é experimentar práticas de autocuidado como o skincare. Quando você cuida de si, sua mente flui de forma saudável e inspiradora.

5. Organizar as finanças

Organizar as finanças não tem uma relação direta com a saúde, mas colabora bastante para o nosso bem-estar. Quem já passou por uma dificuldade financeira sabe que, enquanto as dívidas não forem quitadas, a ansiedade e a irritabilidade tomam conta. Isso causa estresse, cansaço, mau humor e indisposição.

Por isso, faça o controle de todos os seus ganhos e gastos com um planejamento financeiro. Se necessário, peça ajuda a um profissional, mas não deixe de acompanhar cada entrada e saída de dinheiro.

Somente colocando no papel ou em planilhas você terá noção e controle das suas contas. Com isso, terá mais tranquilidade e bem-estar na sua rotina.

Fonte https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/5-metas-de-saude-para-voce-aplicar-em-2023

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

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