Sustentabilidade – Dia da Sobrecarga da Terra

Destaque

Você sabia que “no dia 1º de agosto, a população mundial terá consumido todos os recursos naturais – frutas, verduras, carnes, peixes, água, madeira e etc. – disponíveis para 2018 e começará a retirar do planeta mais do que ele pode oferecer?

Essa data é chamada de ‘Earth Overshoot Day’ ou, em português, Dia da Sobrecarga da Terra, e é calculada anualmente pela organização internacional Global Footprint Network – em 2017, a população esgotou os recursos do planeta para aquele ano em 2 de agosto.”(1)

O que é sustentável? O que é sustentabilidade? Já parou para pensar?

Sustentabilidade é a característica daquilo que se sustenta. E o que isso quer dizer na prática?

Em 2002 o conceito de baseava em 3 aspectos, os pilares da sustentabilidade: Social (humano), Ambiental (natureza), Econômico (produção e consumo). Para pensar sobre o assunto, assista o vídeo.

Aprendemos mais com a dor do que com o amor

É uma constatação que não se limita ao Brasil, mas que é especialmente notável entre nós, brasileiros: em termos de mudança de atitude e comportamento, aprendemos mais com situações agudas de crise do que com informação e consciência. Foi assim, por exemplo, com a crise hídrica que assolou São Paulo e vários outros estados. Foi assim com a crise de abastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros. Óbvio que muita gente vai voltar a agir como fazia antes da greve, assim como já vemos tantas pessoas desperdiçando água mesmo com um período seco se avizinhando em vários estados. Mas é hora de pensar: aprender com a dor é sempre mais doloroso – e ineficaz – do que aprender com conhecimento, ciência e consciência.” André Palhano

Fontes:

(1) https://www.valor.com.br/internacional/5694675/em-1-de-agosto-populacao-esgotara-recursos-da-terra

https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/andre-palhano/10-licoes-de-sustentabilidade-com-a-greve-dos-caminhoneiros/

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.