Quais as competências mais importantes para a liderança?

liderança
liderança

Muitos consultores apontam diversas características como aquelas que seriam consideradas essenciais para os líderes na atualidade. Você já deve ter lido e ouvido muito sobre as mais diferentes competências. Mas o que dizem os próprios líderes sobre isso?

Estudo conduzido pela pesquisadora Sunnie Giles com 195 líderes, em mais de 30 empresas de 15 países, investigou as principais competências da liderança segundo os próprios líderes. Baseado numa lista de 74 competências, cada pesquisado indicou aquelas que seriam as 15 competências mais importantes para ele. Os resultados foram analisados e agrupados em cinco aspectos essenciais da liderança na atualidade:

1. Possui forte padrão ético

Cabe ao líder criar um ambiente de confiança em sua equipe, através da adoção de um padrão ético de comportamento e uma comunicação clara acerca das expectativas. Ao se sentirem seguras na equipe, as pessoas aumentam suas capacidades de engajamento, inovação, criatividade e ambição.

2. Define claramente os objetivos

Nenhum líder consegue fazer tudo sozinho. E também não é prudente realizar uma vigilância constante em cima de cada pessoa, para que os resultados sejam alcançados. Nesse sentido, cabe ao líder o papel de definir claramente os objetivos almejados e, então, deixar que as pessoas encontrem os melhores caminhos para entregar os resultados. O papel do líder é o de apontar a direção e dar o suporte quando necessário.

3. Promove um senso de conexão

(…)

4. Favorece o aprendizado da equipe

(…)

5. Incentiva o surgimento de novos líderes

(…)

Leia na íntegra

Fonte: https://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Dicas/10742/quais-as-competencias-mais-importantes-para-a-lideranca.html

 

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

competências, liderança

Posts Relacionados