Um bom relacionamento interpessoal no ambiente profissional é fundamental para o trabalho em equipe. Isso porque, independentemente do cargo que cada pessoa ocupa ou as atividades exercidas, cada profissional é uma peça importante para o bom funcionamento da empresa, sendo que o trabalho de uma pessoa complementa as atividades da outra. Encare a organização empresarial como um organismo vivo. Cada departamento não vive ou age de maneira isolada. Todos dependem uns dos outros e o trabalho de cada colaborador faz a diferença nos processos.
Um time que valoriza um bom relacionamento no ambiente de trabalho tende a ser mais comprometido e empenhado com suas atividades, pois prioriza relações saudáveis e vivencia uma convivência harmônica e prazerosa, o que possibilita o bem-estar profissional e a motivação mútua. O bom relacionamento interpessoal também contribui de maneira positiva com:
- o crescimento da produtividade
- o aumento da lucratividade da empresa
- redução do turnover
- maior sinergia entre os colaboradores
- redução de riscos para a saúde mental dos colaboradores
- maior proatividade
Como ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho
Confira algumas dicas valiosas para conviver e se relacionar com seus colegas de trabalho:
1 – Ouça as ideias dos seus colegas
É importante que todos tenham sua vez de falar e contribuir – seja em um projeto novo ou na busca por soluções para algum problema que esteja em pauta. Saber ouvir é também respeitar as divergências de pensamento. Portanto, escute as ideias dos colegas de maneira respeitosa. Lembre-se que todos estão ali com o mesmo objetivo.
2 – Mostre disposição para ajudar
É sempre bom saber com quem contar no ambiente de trabalho. Isso mostra – principalmente para os colaboradores novatos – que o ambiente não é hostil para perguntas. Mostra que ali é um ambiente solidário e que todos podem ajudar e ser ajudados. Trabalhar juntos é muito mais do que dividir um espaço em uma sala. É também botar a mão na massa, é ser solidário e gentil também. Mostre disposição para ajudar seus colegas.
3 – Gentileza e bom humor são diferenciais importantes
Tem quem não seja o mais bem humorado pela manhã. E tem dias que serão dias mais complicados para chegar a empresa com um sorriso no rosto. Mas, a gentileza cabe em qualquer situação. Seja gentil com os colegas. E se você é bem humorado, continue assim. Bom humor é sempre bem-vindo no ambiente de trabalho.
4 – Dê feedbacks positivos
Essa dica é voltada principalmente para os gestores. Muitos confundem feedbacks com broncas, o que não é verdade. Feedback é uma ferramenta poderosa para mostrar aos colaboradores seus pontos positivos e também seus pontos de melhoria. Dar feedbacks positivos é mostrar aos colaboradores que seus feitos têm sido notados e que a empresa também quer que ele evolua enquanto profissional. Portanto, se for preciso chamar a atenção do colaborador por algo grave que ele tenha feito, use outro termo ou outra ferramenta. Mas, na hora de reconhecer o que foi feito de bom e o que pode ser melhor, utilize os feedbacks.
5 – Reconheça os talentos da equipe
Uma das coisas mais motivadoras é o reconhecimento. Todos os profissionais se sentem mais motivados a seguir em seus trabalhos quando a organização empresarial reconhece seus feitos. Sempre que houver a oportunidade para reconhecer o trabalho e o talento de membros da equipe, faça! Isso fará muita diferença não só no trabalho do colaborador reconhecido como no trabalho dos demais. Se possível, promova colaboradores a novas funções e cargos.
fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/trabalho-em-equipe-personalidade-e-relacionamento/

