O que o especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg diz sobre “La casa de Papel”

Confira o que ‘La Casa de Papel’ ensina sobre liderança

Provavelmente já ouviu falar sobre a série “La Casa de Papel” do Netflix, cuja segunda temporada começou no dia 6 deste mês. O argumento é simples, mas arrojado: oito ladrões se trancam na Casa da Moeda espanhola, fazem vários reféns, com o objetivo de realizar o maior roubo da história. Além de entretenimento, a série traz várias dicas de gestão e liderança que se podem aplicar ao dia a dia.

O especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, analisou a série e mostra o que a série ensina sobre liderança.
1) Planeje tudo aos mínimos detalhes. Um bom líder planeja a execução das estratégias da empresa com bastante detalhes. Isso pode ser observado durante todo o processo do plano de assalto à Casa da Moeda, em que o Professor pensa nos mínimos detalhes e em todas as possibilidades que o assalto pode gerar.

2) Trace objetivos claros. Um bom líder cria uma visão clara de onde quer chegar e qual o benefício que todos de sua equipe terão se alcançarem aquele objetivo. Durante os capítulos, todos podem ver que o Professor traça a meta de ser o assalto mais audacioso da história da Espanha, bem como a fortuna que vão atingir e como cada um será beneficiado com ela.

3) Apoie sua equipe. O bom líder não pode deixar sua equipe caminhar sozinha. É preciso estar sempre por perto seja para auxiliar, motivar ou comemorar. Em “La Casa de Papel”, o Professor está sempre atento às necessidades de sua equipe, estando “online” e auxiliando por meio de ligações

4) Coloque-se à frente e assuma os riscos. Arriscar-se para ajudar a equipe a atingir as metas é característica essencial de um líder. E isso é evidente durante o seriado, quando o personagem principal se coloca em situações de risco para obter mais informações e ter uma visão geral das ações que os policiais e detetives estão planejando para enfrentar os sequestradores.

5) Saiba se adaptar aos imprevistos. Um líder sabe perfeitamente se adaptar a situações não previstas e administrar conflitos em sua equipe quando as coisas saem do planejado. Desentendimentos são muito comuns entre membros da equipe, além de divergência de opiniões. Este fato também é perceptível na série, e em como o personagem principal precisa traçar novos planos e estratégias para seguir caminhando em direção ao seu grande objetivo.

A equipe do RH está sempre antenada nas novidades fique de olho

fonte: https://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-la-casa-de-papel-ensina-sobre-lideranca/124426/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

dicas, La casa de Papel, liderança

Posts Relacionados