O que é carreira profissional e como panejar a sua?

Uma carreira profissional é o conjunto de todas as suas experiências de trabalho ao longo da jornada. Se você visa uma carreira de sucesso, precisa saber como se diferenciar dos outros profissionais. Quanto mais especializado você for, maiores serão as chances de sucesso.

Qual é a diferença entre carreira profissional e profissão?

Carreira profissional é a trajetória que você percorre durante a vida profissional. Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente.
Profissão, por outro lado, é o que você estuda. É mais provável que você possa escolher a profissão que vai ter do que a carreira profissional que vai seguir.

Carreira profissional: como definir sua trajetória

Ao escolher uma profissão, no entanto, você não está necessariamente definindo a carreira profissional que vai seguir. Imagine que você decida estudar engenharia. Você pode ser um engenheiro e trabalhar em grandes obras. Mas também pode ser aquele engenheiro que faz carreira em um banco de investimentos. Ou pode seguir uma carreira acadêmica e se dedicar à pesquisa e às aulas em universidades.
E esse caminho que a sua carreira vai seguir nem sempre depende apenas das suas decisões. Muitas vezes aparece um estágio ou primeiro emprego que determina sua entrada no mercado de trabalho. A partir daí você ganha experiência em determinado setor, por exemplo, e tem oportunidade de crescer lá dentro. De uma forma que talvez você não tivesse nem imaginado mas tenha tudo a ver com você.
Ainda assim, quanto mais clareza você tem da carreira que quer desenvolver, mais pode direcionar as suas escolhas para alcançar seus objetivos. Você pode criar um plano de carreira para desenhar passo a passo como vai chegar aonde quer chegar.
No entanto, como a carreira profissional é muito dinâmica. sempre há a possibilidade de uma oportunidade surgir em um segmento que você não tinha ainda considerado. E pode ser uma boa surpresa. Você pode se adaptar e continuar por lá – ainda que essa não fosse a sua primeira opção.

Mas, na prática, o que significa um plano de carreira?

Quando falamos de plano de carreira, é importante destacar que existem dois tipos: o pessoal e o corporativo. Para ambos, trata-se de um conjunto de metas ou caminhos a serem seguidos para que uma pessoa atinja o lugar desejado profissionalmente (seja dentro ou fora de uma organização).

No plano pessoal, a pessoa cria uma proposta que visa aprimorar suas competências e habilidades para atingir um ou mais propósitos. Na maioria dos casos, esse projeto é criado pelo indivíduo para conquistar um emprego ou mudar de cargo e/ou empresa. Preparar um plano possibilita que a pessoa conheça suas potencialidades e oportunidades de desenvolvimento e trabalhe para impulsionar suas habilidades até que seu objetivo seja conquistado.

Muitas pessoas querem conquistar cargos de liderança dentro de uma companhia. Outras querem trabalhar fora do país ou empreender em um negócio. Pode-se dizer que o plano de carreira são as ferramentas utilizadas para alcançar tais metas.

Mas por que isso é importante pra você? A resposta para essa pergunta é muito importante, por trazer sentido e significado para o seu “querer”. Seus objetivos de carreira estão conectados com o que você deseja e acredita para seu futuro?

No plano de carreira organizacional (também chamado de PDI, performance review e mapa de performance), a empresa estabelece uma trilha de desenvolvimento e/ou sucessão para as pessoas colaboradoras.

A ferramenta é um direcionador de desenvolvimento, para que as pessoas colaboradoras alcancem os indicadores de performance alinhados com a liderança. Também funciona como um fator de motivação para o time, pois permite que cada pessoa esteja sempre em movimento de melhoria e amadurecimento na carreira.

Como desenvolver o plano de carreira?

Antes de qualquer coisa, um plano de carreira deve iniciar pela especificação dos objetivos. Depois de definidos, a pessoa precisa seguir um projeto para colocar o seu desenvolvimento em prática. Alguns elementos são essenciais para trilhar esse caminho. Apostar neles pode ser a chave para ter um plano de carreira de sucesso.

O primeiro passo, e talvez o mais importante, é ir em busca de autoconhecimento. Essa jornada auxiliará o profissional a ter mais confiança para traçar um plano.

Quando nos conhecemos, tomamos decisões mais acertadas e conscientes, reconhecendo, inclusive, nossas potencialidades, nosso perfil motivacional e interesses, o que pode facilitar, por exemplo, decidir entre fazer um curso, contratar mentoria ou iniciar um projeto pessoal. Por isso, o autoconhecimento deve fazer parte do nosso planejamento, pois nos ajuda a identificar quando parar e redefinir os projetos, se necessário.

Uma dica é buscar ajuda de especialistas, especialmente quando não se sabe por onde começar o plano ou mesmo definir um objetivo. Ouvir conselhos e direcionamentos pode ser uma boa opção para tirar os planos do papel. Uma mentoria qualificada te oferece dicas sobre como seguir com sua carreira, quais cursos fazer, quais pós-graduações ou especializações são melhores, entre outros pontos cruciais para o seu crescimento.

Para quem sente insegurança em decidir por objetivos, não sabe bem o que gosta ou lida com desafios emocionais, o ideal é buscar por psicoterapia.

Este é o caminho mais seguro para lidar com os desafios socioemocionais e psicológicos, como depressão, burnout, ansiedade e violências que sofremos inclusive no ambiente corporativo. Não há planejamento capaz de dar conta disso.

Outra coisa a se considerar no plano de carreira é a gestão do tempo. Uma vez que os objetivos foram definidos, é importante saber quando você irá realizar cada ação. Organizar e planejar a rotina nem sempre é simples, mas através da gestão do tempo é possível lidar de forma mais sustentável e eficiente frente às tarefas que temos no dia-a-dia.

Alguns dos benefícios da gestão do tempo é o fortalecimento da flexibilidade e da adaptabilidade diante dos muitos compromissos que temos, sejam eles profissionais ou não.

Dessa forma, ao fazer seu plano de carreira, considere a administração do tempo para colocar as atividades em prática. Há diversas ferramentas disponíveis, mas uma agenda ou planner funcionam muito bem. Escolha uma alternativa que seja prática e viável pra você.

No período de execução do plano de carreira, pode ser que você precise reavaliar as metas, vendo se elas ainda são viáveis e tangíveis.

Como estamos inseridos em um ambiente dinâmico e em constante transformação, é importante ter atenção para o que precisa ser alterado, seja nos objetivos ou até mesmo na maneira como eles estão sendo direcionados.

Para isso, tenha em mente a importância de ter um plano bem elaborado de carreira, incluindo também as imprevisibilidades do dia-a-dia. O desenho de um projeto nos ajuda, inclusive, a saber como lidar com os desafios que podem surgir.

Mas atenção: seu plano não deve ser fixo e imutável! Deixe sempre espaço para a espontaneidade e boas surpresas. As coisas podem mudar e isso se tornar a melhor coisa da sua vida.

 

fontes: https://exame.com/carreira/plano-de-carreira-o-que-e-e-como-fazer/

Carreira profissional x profissão: qual é a diferença?

 

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

4 Comentários. Deixe novo

  • Adorei os conteúdos desse site!
    Parabéns !!

    Responder
  • VITOR ALEXANDRE VASQUEZ
    05/04/2023 10:27

    Sou um profissional de Vendas a 40 anos e tenho atuado nos últimos 4 anos com a venda de tubos industriais linha leve e em todos os tipos de clientes desde serralheiros até grandes industrias e Construtoras no mercado nacional, gostaria de receber o caminho para enviar meu currículo para a Sra. Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH.
    Grato por sua atenção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.