“Não concordo com as ideias que expressas, mas daria de bom grado a vida para defender teu direito de expressa-las. ”
Voltaire.
Com a frase acima do escritor e filosofo Voltaire, venho mostrar o quão importante é o direito de expressar seus pensamentos.
Por diversos aspectos fomos podados de ter uma formação educacional plena, sem direcionamento ideológico. Generalizando e discutindo assuntos superficialmente, sem aprofundar-se nas causas e nos efeitos consequentes.
Sendo assim, o termo “politicamente correto” ganha força nas narrativas das discussões na sociedade.
Vivemos numa democracia, onde todos temos nossos direitos, mas também, temos os nossos deveres como cidadão. A responsabilidade dos nossos atos, reflete automaticamente na nossa sociedade. Então em vez de problematizar tudo, devemos argumentar todo e qualquer assunto, com fatos.
Nossa opinião é muito importante, pois, externa nossos pensamentos e desejos, mas isso é uma coisa muito pessoal, nem tudo que achamos bom para si, é bom para o outro. E para resolvermos estas questões usamos a democracia, o voto em especifico, onde a vontade da maioria que prevalece.
“Contra fatos não a argumentos” já dizia o velho poeta, mas o fato é que vivemos numa sociedade em que tudo é motivo de problematização, mas o problema (fato) fica em segundo plano, não é discutido e nem resolvido. Ao invés de enfeitarmos o pavão, vamos agir nas causas raízes e indicarmos soluções.
Devemos lutar por uma base boa na educação, uma escola sem partido. Onde respeita o indivíduo e suas crenças, respeita a integridade da família e não generalize ou minimize nossa cultura. Sim, temos cultura, temos um legado de pessoas boas na nossa história, pessoas que lutaram e deram a vida, para estarmos aqui hoje.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Trecho do livro ‘O Pequeno Príncipe’.
Sejamos semeadores e cultivadores de coisas boas, para num futuro próximo, podermos colher os mais belos frutos que já vimos.
Por Wilke Souza
Colaborador do Departamento Comercial



