O Novembro Azul, cujo símbolo é o laço azul, é um movimento internacional de conscientização do câncer de próstata. Seu objetivo é alertar as pessoas, especialmente os homens, sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença.
O Novembro Azul é uma campanha muito importante para o cuidado com a saúde do homem. Ele tem como objetivo conscientizar a respeito do câncer de próstata, incentivando a sua prevenção. Afinal, esse tema ainda é cercado por muitos tabus e os seus dados são alarmantes.
Para o triênio 2020/2022 a estimativa é de que sejam diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A incidência é tão alta que para cada 9 homens um terá o diagnóstico da doença ao longo da sua vida. Daí a importância das ações de conscientização.
O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma.
Como surgiu o movimento
A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.
Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.
No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.
O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Não deixe para remediar, previna-se!
Desmistificando o câncer de próstata
Um dos grandes desafios para prevenção do câncer de próstata é enfrentar os bloqueios culturais que envolvem os exames preventivos. A primeira campanha no Brasil adotou como lema a frase “um toque, um drible”, justamente na tentativa de quebrar os tabus.
Com o movimento Novembro Azul, o Ministério da Saúde, órgãos não governamentais, instituições, profissionais da saúde e toda a sociedade envolvida têm o objetivo de desmistificar a doença. O intuito é mostrar a importância de fazer o acompanhamento médico, a fim de identificar o problema, que é silencioso.
São realizadas diversas ações educativas e de alerta, sempre na tentativa, também, de vencer essas barreiras culturais. Mostram que o cuidado com a saúde não afeta a masculinidade, e o quanto isso é fundamental para preservar a vida do homem, além de uma proteção para aqueles que estão ao seu redor.
Embora o Novembro Azul tenha foco nos homens, o intuito é alcançar toda a sociedade, porque esses tabus dos quais falamos estão arraigados ao senso comum. Sendo assim, a conscientização envolve e requer a participação de todos, inclusive das empresas.
(fonte
https://camprev.campinas.sp.gov.br/inicio-importancia-campanha-novembro-azul
https://beecorp.com.br/novembro-azul/)

