Janeiro Branco

Saúde

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.
O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

O Janeiro Branco é uma campanha, ainda nova, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, diminuindo o estigma em torno da doença mental e promovendo a possibilidade de promoção do cuidado psíquico nos indivíduos e na sociedade.⠀

E, afinal, como cuidar da saúde mental?

Saúde mental é um conceito amplo que envolve diversos agentes e relações de uma pessoa com as exigências da vida e com suas próprias demandas. Por ser complexo, inclui várias instâncias e não depende só de medicação, afinal, não estamos falando de doença mental, pois essa sim deve ser tratada. O cuidado com a saúde mental pode, por exemplo, incluir boas relações interpessoais, lazer, qualidade de vida, as opções que fazemos no nosso dia a dia.

Individualmente, para cada pessoa a saúde se apresenta de uma maneira diferente. Não existe um manual da “boa” saúde mental com o que se deve e o que não se deve fazer. Cabe a cada pessoa encontrar no seu percurso sua forma de se cuidar emocionalmente.

Nesse sentido, o tratamento psíquico tem seu lugar na saúde mental, seja ele feito com psicólogo, psicanalista ou psiquiatra. Estes tratamentos podem ser uma ferramenta para encontrar maior equilíbrio ou para produzir uma relação melhor com o viver. Em alguns casos como sentimento contínuo de tristeza, angústia frequente e aparentemente desmotivada, situações de sofrimento psíquico, por exemplo, o tratamento psicanalítico passa a ser a melhor ferramenta para que se possa reencontrar as maneiras singulares de cuidar de si e de se reconectar com as coisas que dão prazer.

Que tal tirar um tempo para refletir de que maneiras você cuida da sua saúde mental? Você está atento às suas emoções e sentimento

fontes:
O que é Janeiro Branco? – Inconsciente Real – Rede de Psicanálise

Home – Janeiro Branco

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.