Eneagrama e a importância do autoconhecimento

Olá! Hoje vamos falar de autoconhecimento. A importância de sabermos quem somos. Isso muda a vida!

Uma ferramenta que tem sido usada é o Eneagrama. “Utilizado como mapa que descreve nove emoções humanas, cada uma relacionada a um Padrão de Comportamento, possibilita que cada um torne-se autoconsciente das emoções que o influenciam diretamente, bem como, identifica o estilo de atuação, os elementos motivadores e desmotivadores para indivíduos e equipes profissionais.”1

Para  saber um pouco sobre a técnica e os 9 tipos de personalidades, separamos um vídeo do Nicolai Cursino2, logo aí abaixo. Há dele ainda um conjunto com outros 12 vídeos, explicando desde a origem do Eneagrama, os 9 tipos e algumas dicas.

Quem é você?

9 – O Mediador,
8 – O Protetor,
7 – O Entusiasta,
6 – O Patrulheiro,
5 – O Observador,
4 – Romântico,
3 – O Realizador,
2 – O Doador,
1 – O Reformista ?

O conjunto de vídeos está no Youtube.

Destacamos da fala do Nicolai, a frase que mais ou menos diz o seguinte:  o Eneagrama existe para tirar você de um padrão que o aprisiona e não para rotular você. Ou seja, tirar os rótulos, melhorar, evoluir.

Há muitas matérias interessantes sobre o assunto na Internet. Vamos listar duas abaixo, nos links de referência. Mas nos envie se achar outras interessantes, que publicaremos aqui também.

Links de referência

  1. https://www.institutoeneagrama.com.br/o-eneagrama/13/porque-o-eneagrama
  2. Nicolai é consultor internacional em Desenvolvimento Humano e Corporativo. Membro profissional e um dos fundadores da International Enneagram Association — Brasil (Associação Brasileira de Eneagrama). Certificado em aplicação de Eneagrama para empresas pela consultora americana Ginger Lapd-Bogda Ph.D.
    Para mais informações, acesse:
    https://www.iluminattabrasil.com.br
    https://www.trilhaeneagrama.com.br

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

autoconhecimento, eneagrama, Nicolai Cursino

Posts Relacionados