Se o seu amigo usa drogas e você não fala nada, que droga de amigo é você?
Se você optou por não usar drogas, sorte sua. Mas se algum amigo seu tomou a decisão errada. a sorte dele pode depender de outras pessoas. Inclusive de você. Muitos jovens veem seus melhores amigos indo em direção a um beco sem saída e não fazem nada para ajudá-los.
Na maioria das vezes esta passividade tem explicação: medo de ser careta. Careta mesmo é rotular as pessoas. Escolher não usar drogas significa que você tem autoestima, segurança e gosta de viver.
Não existe nada de errado em querer ajudar alguém de quem você gosta. O drogado tem dificuldades de enxergar com clareza o tamanho da encrenca que se meteu.
Dependendo da droga, o processo de desintoxicação pode ser muito doloroso. O tratamento é longo, caro e sempre existe o risco de uma recaída depois da recuperação. A falta de informação também é um dos motivos que levam as pessoas a experimentar drogas. A extensão dos prejuízos que cada tipo de droga provoca no organismo é algo a se pesquisar. Pois a partir da informação e conhecimento das consequências é possível pesar e decidir se vale a pena ou não correr este risco.
Estenda a mão para alguém. Fazer o bem ao outro nos retorna em paz de espírito e amor.
Mais informação
As drogas, como cocaína, crack e ecstasy, podem afetar o funcionamento do coração, fígado, pulmões e até mesmo o cérebro, sendo muito prejudicial à saúde. Além disso o consumo de uma dose excessiva pode levar à morte devido à overdose que pode causar parada cardíaca e respiratória.
Estas alterações podem acontecer ao consumir qualquer tipo de drogas, mas especialmente as drogas ilícitas que incluem as anfetaminas e a heroína, por exemplo.
Principais tipos de drogas
Os principais tipos de drogas são:
- Drogas naturais: São produzidas através de plantas, como maconha que é feita da cannabis ou o ópio que tem origem nas flores da papoula;
- Drogas sintéticas: São produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD;
- Drogas semi-sintéticas: Como heroína ou cocaína, por exemplo.
As drogas são classificadas de acordo com seus efeitos no sistema nervoso principalmente ao nível do cérebro, como drogas depressoras, drogas estimulantes e drogas perturbadoras e todas elas podem levar à morte.
Continue a ler a matéria: https://www.tuasaude.com/efeitos-das-drogas/

