31 de julho é a data escolhida para celebrar o trabalho de um dos profissionais responsáveis pela proteção da biodiversidade nas áreas naturais controladas pelo governo, e também homenagear aqueles que perderam a vida trabalhando.
Este dia foi celebrado pela primeira vez em 2007 pelo 15º aniversário da Federação Internacional dos Guardas-Florestais, que todos os anos coordena o dia mundial do guarda florestal juntamente com dezenas de associações.
Em sua rotina, além de protegerem a natureza combatendo incêndios e fiscalizando a área, são também responsáveis por atender ao público, facilitando a conexão das pessoas com a natureza em visitas às áreas protegidas.
Esses profissionais contribuem diretamente para a redução de algumas das causas das Mudanças Climáticas Globais, pois protegem as áreas naturais, que têm sua conservação diretamente relacionada ao equilíbrio térmico e atmosférico do planeta.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esses profissionais contribuem para a construção da paz ambiental, auxiliando na gestão de recursos naturais e reduzindo conflitos entre humanos e animais selvagens.
Em 2018, a União Internacional para a Conservação da Natureza declarou que o gorila da montanha não está mais “criticamente ameaçado” de extinção, sendo reclassificado apenas como “ameaçado”, graças aos esforços de conservação de inúmeros profissionais, em especial os guardas florestais.
E você, conhece algum guarda florestal? Aproveite para parabenizá-los pelo seu dia, e assim valorizar um pouco mais esses profissionais tão importantes para o planeta!
Fonte: https://www.parquecientec.usp.br/saiba-mais/dia-mundial-do-guarda-florestal

