O Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day) é celebrado em 7 de julho.
Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. Mas que é um ótimo motivo para comer um chocolate, sim, é! 🙂
Sempre falamos das datas comemorativas do ponto de vista do contexto histórico. Mas no caso do chocolate, vamos propor um outro olhar. Que tal conhecer um roteiro de viagem para quem ama chocolate?
Em busca do melhor: a seguir, três destinos que merecem estar no roteiro de quem ama chocolate.
Ilheus, Bahia
Porta de entrada para a chamada “Costa do Cacau”, o município de Ilhéus, na Bahia, é o destino perfeito para quem ama chocolate. A região está repleta de cacaueiros e de fazendas que permitem a entrada de visitantes para acompanharem de perto os processos que envolvem o plantio e a colheita do cacau. A experiência também oferece uma deliciosa degustação de produtos feitos com o fruto, como o tradicional chocolate e até sucos. A cidade que serviu de inspiração para as obras de Jorge Amado também abriga a primeira fábrica de chocolates do nordeste, que ainda está em pleno funcionamento e surge como mais uma opção de lazer para os chocólatras de plantão. Uma vez no destino, não deixe de visitar também o centro histórico de Ilhéus, que possuí vários casarões de estilo neoclássico.
Suíça
Com as fronteiras abertas novamente para brasileiros já vacinados, a Suíça surge como opção para os chocólatras que não veem a hora de viajar para o exterior novamente para uma imersão na terra do chocolate. Lá é possível visitar o mais novo e maior museu de chocolates do mundo, inaugurado recentemente pela Lindt, em Zurique. O novo espaço conta uma exuberante fonte de chocolate com 9 metros de altura, além de uma exibição interativa sobre a história do chocolate e em como ele está presente em diferentes localidades do mundo.
A Maison Cailler, a mais antiga fábrica de chocolates suíços, localizada em Broc, vilarejo vizinho a Gruyères, é outra opção de passeio. Muito requisitada por turistas, o espaço, que hoje pertence a Nestlé, oferece degustações guiadas e cursos de produção de chocolates para adultos e crianças.
No vídeo abaixo é possível conhecer o grande museu da Lindt, se prepare para babar na tela!
Gramado, Rio Grande do Sul
Na Serra Gaúcha, Gramado e Canela, dois dos principais destinos de inverno do país, também se destacam pela sua ligação com o chocolate. Além dos já tradicionais pontos turísticos, como o Lago Negro, a Catedral de Canela e a Rua Coberta, diversas fábricas surgem como opção de roteiro para quem não dispensa uma degustação de chocolates artesanais em meio ao friozinho do sul. Quem quiser uma imersão completa na história do cacau pode visitar ainda o museu “Mundo do Chocolate”, em Gramado, que possuí um acervo de esculturas feitas de chocolate, e o “Reino do Chocolate”, onde é detalhada toda a trajetória do cacau no Brasil.
E como não poderia deixar de dizer, dentre os benefícios do chocolate a saúde, estão:
Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:
- Alivia o estresse;
- Combate a ansiedade;
- Ajuda o raciocínio;
- Melhora o humor (liberação de serotonina);
- Grande fonte de energia;
- Combate a hipertensão e depressão.
Nos Estados Unidos, ainda é comemorado o 13 de setembro como o Dia Internacional do Chocolate.

