Dia Mundial da Educação Ambiental

O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado hoje (26), foi instituído em 1975, por meio da “Carta de Belgrado”, elaborada durante o Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente através da educação.

Neste dia, é importante que os cidadãos e as comunidades, empresas e instituições, em todos os planos, reflitam e aceitem as responsabilidades que possuem, participando igualmente neste esforço comum através de práticas sustentáveis que diminuam o desperdício, o consumo de embalagens plásticas e outros materiais nocivos à nossa saúde e a do meio ambiente.

A Educação Ambiental desenvolve a consciência dos seres humanos para propor soluções em relação às questões ambientais, construindo e modificando valores para melhoria da qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. No caminhar da história, apesar de parte da sociedade ter se modernizado tecnicamente, os problemas ambientais e as desigualdades socioambientais continuam expressivas globalmente.

A humanidade permanece sentindo necessidade de modificar-se, de construir e criar designers, produtos e serviços, mas, apesar de todas essas modificações externas, possui dificuldade de mudar a si mesma de maneira positiva, respeitando o convívio harmonioso com os demais e com o ambiente que o cerca e ao qual pertence.

Entendendo a importância dessa pauta, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) vem desenvolvendo diversas atividades, tais como curso de formação em Educação Ambiental, Encontro Maranhense de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, além de reuniões em prol do desenvolvimento da educação ambiental, por meio do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), entre outras ações para a sociedade maranhense em geral, em especial às populações socioeconomicamente vulneráveis. Além disso, foi instituída a Lei nº 11.365/2020, que criou a Escola Ambiental do Maranhão, instrumento de gestão de estado que conduz a Educação Ambiental como política pública em conformidade com as leis e decretos já existentes.

Cuide e proteja o meio ambiente!

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.