Dia Mundial da Diabetes

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.

O círculo azul é o símbolo que representa a diabetes e, logo, que está relacionado com a comemoração mundial dedicada à conscientização da doença. O símbolo contempla o significado do círculo e da cor azul. Ambos representam a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.
Objetivos deste dia

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

Para as pessoas que sofrem de diabetes as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.

Isso porque cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

Em Portugal, as comemorações têm a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Caminhadas pela diabetes são exemplos de atividades realizadas neste dia.

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-diabetes/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.