Dia de Reis

O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro e não é feriado nacional. Também conhecido como Dia de Santos Reis, ou Festa da Epifania, é uma festa cristã que celebra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus.

A palavra Epifania significa “manifestação”, marcando o momento em que Jesus foi revelado como o Filho de Deus para a humanidade, simbolizada pelos Reis Magos.

Os reis chamavam-se Belchior, Gaspar Baltazar, e levaram para Jesus presentes que tinham um importante significado:

  • o ouro significa que Jesus é rei e foi oferecido por Belchior;
  • o incenso significa que Jesus é divino e foi oferecido por Gaspar;
  • a mirra significa que Jesus é humano e foi oferecido por Baltazar.

Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém. Essa estrela ficaria conhecida como a “Estrela de Belém”.

Ao contrário do que muitos pensam, os reis não viajaram juntos. Belchior teria começado o seu percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África.

Tradicionalmente é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões, devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.

Em algumas cidades, as bandas de música vão cantando de casa em casa em honra do Menino-Deus. Existem também a “Folia de reis” ou “Reisado”, que são desfiles mais elaborados com música, liderados por um estandarte, e com um participante que representa o diabo. Este surge para fazer piadas e nunca aparece quando a imagem de Jesus está presente.

Igualmente, há pessoas que comem romãs e guardam seus caroços na carteira a fim de atrair prosperidade ao longo do ano.

História dos Reis Magos na Bíblia

A história dos Reis Magos pode ser encontrada está na Bíblia no Evangelho de Mateus (Mateus 2:1-16).

Na narrativa bíblica, os Reis são chamados de magos porque, na verdade, eram sábios ou astrólogos. Vindos do Oriente, seguiram uma estrela que os guiava em busca do rei dos judeus que tinha nascido há pouco tempo.

Ao chegarem em Jerusalém, perguntaram ao rei Herodes sobre o local onde o recém-nascido estava, porque desejavam prestar-lhe uma homenagem. Herodes, que nada sabia de nada, consultou os principais sacerdotes e os mestres da lei. Eles confirmaram que, segundo as profecias, Cristo nasceria em Belém, por isso, temendo perder o trono, Herodes elaborou um plano para matar Jesus.

Enquanto isso, os Magos continuaram sua jornada e encontraram Jesus. Ofereceram presentes simbólicos, cada um com um significado especial.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Após homenagearem o Menino, os Reis Magos retornaram ao seu país por outro caminho , porque tinham sido avisados em sonhos para evitar o encontro com Herodes e, assim, não lhe informar o paradeiro de Jesus.

Fonte https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-reis/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.