O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional, instituído pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.
A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.
Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas levam flores e fazem orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.
Origem do Dia de Finados
Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX recomendavam que os cristãos dedicassem um dia por ano para rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado.
A partir do século XII, o Dia de Finados passou a ser celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.
No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.
A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicado a todos os que já faleceram.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/finados/

