Dia da Revolução Constitucionalista – Feriado

O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho e considerado feriado estadual em São Paulo.

Também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, esta data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932 pelos paulistas.

Vargas toma o poder com a Revolução de 1930. No entanto, o tempo passava e o novo dirigente não convocava eleições para a nova Assembleia Constituinte. Sentindo-se traídos, representantes do Exército, estacionados em São Paulo, e políticos paulistas, resolveram se rebelar.

A Revolução Constitucionalista, episódio que também foi chamado de “Guerra Paulista”, foi o mais importante movimento ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.

Origem do Dia da Revolução Constitucionalista

Em 1997, o governador do estado de São Paulo, Mário Covas, oficializou o dia 9 de julho como feriado civil na região, uma homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda da ditadura de Vargas.

O Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista foi transformado em feriado civil, data magna do estado de São Paulo, através da Lei nº 9.497, de 5 de março de 1997, a partir de um projeto de lei apresentado pelo deputado Guilherme Gianetti.

Obelisco do Ibirapuera

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 foi erguido para celebrar a memória dos que morreram no movimento constitucionalista. Lá estão os restos mortais de 720 combatentes, entre eles o poeta Guilherme de Almeida e de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos no dia 23 de maio de 1932 durante a manifestação em frente ao Partido Popular Paulista, que viraram símbolos da revolução com a sigla MMDC. O obelisco é o maior monumento de São Paulo, com 72 metros de altura. Sua construção foi iniciada em 1947, mas só foi concluída em 1970. Aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. Gratuito.

Fonte: https://avidanocentro.com.br/cultura/8-locais-historia-do-9-de-julho/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.