
Os colaboradores que conhecem a atividade que será realizada, têm de ter também o conhecimento dos respectivos riscos.
Para poder realizar suas tarefas com segurança e eficiência, todo trabalhador deve ter não só uma boa compreensão da tarefa, deve conhecer os riscos que poderá encontrar em seu trabalho.
A segurança faz parte do serviço que está sendo realizado tanto quanto a qualidade e a quantidade da produção. Desta forma, deve ser ensinado ao colaborador a maneira de realizar seu trabalho com segurança.
Deve ser dito tudo a respeito da atividade, orientar sobre a maneira de realizar as tarefas com segurança, rapidez e eficiência.
Devem ser explicadas as razões de cada fase da tarefa, tornando claros os riscos envolvidos e explicando meios de evitá-los.
Depois, o colaborador orientado deve realizar as tarefas ensinadas sob imediata supervisão; e deve ser inspecionado periodicamente, para se ter certeza de que compreendeu bem e está agindo corretamente.
O colaborador deve aprender não só a rotina de seu trabalho regular, mas o que fazer (e o que não fazer) em qualquer situação de execução ou de emergência.




