A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Existem quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), e a infecção por um deles não garante imunidade contra os outros. Isso significa que uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes na vida, e infecções subsequentes podem aumentar o risco de formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.
Sinais e sintomas
Todo indivíduo que apresentar febre (39 °C a 40 °C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:
Principais medidas para eliminar a formação de criadouros do mosquito-da-dengue na Metalúrgica Golin
Inspeções diárias para localizar possíveis locais de acúmulo de água;
Aplicação de cloro em reservatórios que não podem ser perfurados, tampados ou telados;
Lonas plásticas são encaminhadas para reciclagem ou guardadas em locais cobertos;
Reservatório de água aberto que não pode ser vedado, como tanque de reuso da ETE, coleta-se uma amostra de água com uma jarra, 1 vez por semana, para verificar se há presença de larvas na água.
Fonte:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude/dengue
Quer saber mais sobre nossas ações no combate à dengue? Procure o SESMT, e participe das nossas ações e estratégias na luta contra a dengue.
Inspeção realizada na Golin.
![]() | ![]() |
| Embalagens de clientes de frente ao prédio ADM | IEmbalagens de clientes próximo do setor de lixamento da F 2 |



