Aprender como ser mais comunicativo é benéfico tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. No âmbito pessoal, você tem muito mais chances de ter sucesso nos relacionamentos, incluindo os afetivos e familiares. Também consegue resolver todas as questões práticas e burocráticas com muito mais facilidade.
Já na carreira, as habilidades de comunicação são decisivas para evoluir profissionalmente, criar oportunidades e atingir objetivos. Afinal, comunicar-se com os outros é uma das tarefas centrais na rotina de trabalho, principalmente em profissões que exigem um forte espírito de equipe e a colaboração contínua no dia a dia. Em uma empresa, você terá contato com pessoas de diversas origens e bagagens, e terá que ser capaz de estabelecer um diálogo claro com todas elas, se quiser ter uma boa performance.
Além disso, se você almeja chegar à liderança, vai precisar ser um excelente comunicador, pois inspirar e influenciar pessoas é parte intrínseca das funções de um líder. De modo geral, os profissionais que se comunicam melhor têm mais sucesso nas negociações, fazem um networking promissor e aproveitam sua capacidade de persuasão para implementar as ideias e crescer na profissão.
Benefícios de ser comunicativo no trabalho.
Ser comunicativo no trabalho traz mais oportunidades e ajuda você a alcançar seus objetivos profissionais – seja um novo emprego, uma promoção, um aumento de salário ou a liderança de um novo projeto, por exemplo.
Hoje, a comunicação efetiva é uma das competências mais procuradas pelos recrutadores e valorizadas pelas empresas. De acordo com uma pesquisa publicada pelo LinkedIn em 2021, a boa comunicação é a terceira habilidade mais escassa entre os candidatos entrevistados pelas empresas. Além disso, a inteligência emocional e trabalho em equipe, ambos intimamente ligados à capacidade de se comunicar bem, aparecem como as soft skills mais desejadas no mercado de trabalho global.
Já uma pesquisa realizada em Harvard revela que colaboradores comunicativos são capazes de aumentar a produtividade da equipe em até 12%, enquanto os treinamentos focados em comunicação geram um ROI (Retorno sobre o Investimento) médio de 250%. Ou seja: toda empresa prefere contratar profissionais comunicativos e procura desenvolver essa habilidade entre seus colaboradores, pois vale muito a pena para o negócio.
Se você tiver sucesso em desenvolver essa competência, terá muitas portas abertas ao longo da carreira. As vantagens já começam na entrevista de emprego, quando os candidatos que se expressam melhor e conseguem transmitir seus conhecimentos e experiências ao recrutador saem na frente.
Dentro da empresa, o caminho do crescimento profissional se abre mais facilmente para quem sabe dialogar com a equipe e os gestores, se posicionar na hora certa e adequar seu discurso a qualquer pessoa e situação. Além disso, os preferidos para o plano sucessório da empresa são sempre os mais comunicativos, que já têm uma habilidade necessária para se tornar grandes líderes.
Quer saber mais? Leia os 9 passos para desenvolver a comunicação.
Leia: https://www.poderdaescuta.com/como-ser-mais-comunicativo-e-beneficios-para-a-carreira/

