Automotivação: O que é e qual a importância

A automotivação é a capacidade que você tem de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Ou seja, ela vem de dentro e não depende de fatores externos. Tal prática é essencial para se manter interessado nas atividades que nos propomos a realizar em nossas vidas, seja essa a prática de exercícios físicos, um projeto de carreira ou uma aprovação no vestibular, por exemplo.

Manter-se motivado pode ser complicado em momentos de estresse ou de maior desânimo, mas é imprescindível quando há um objetivo a ser conquistado.

A automotivação é uma forma de ficar focado em seus objetivos e manter o pensamento positivo, de forma que conquistá-los não pareça impossível. Sendo assim, é essencial para a saúde mental, e uma forma de pensamento que deve se tornar parte da rotina.

✩ Como exercitar a automotivação:

✩ Autocontrole é importante
A automotivação não é uma prática isolada, pois o autocontrole é também necessário. Um estudo divulgado pela Sociedade Americana de Psicologia comprova que o autocontrole é essencial para se manter efetivamente automotivado.

✩ Procrastinação faz parte
Apesar do autocontrole ser importante, a perfeição é inalcançável. Portanto, deslizes e episódios de procrastinação fazem parte do caminho – e entender isso é muito importante. Portanto, não se cobrar excessivamente é mais um fator importante a curto e longo prazo.

✩ Autoconfiança é essencial
Positividade exige confiança em si mesmo. Afinal, é difícil se manter motivado em atingir uma meta não acreditando que se é capaz de fazer isso. Por isso, trabalhar na autoconfiança é essencial.

✩ Autoconhecimento
Além disso, antes mesmo da autoconfiança e da automotivação deve vir o autoconhecimento, pois sem conhecer a si mesmo é impossível verdadeiramente ser autoconfiante e se manter motivado.

Fonte: https://vitat.com.br/automotivacao/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.