Condições adversas são aquelas que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Hoje vamos entender melhor sobre os tipos de condições adversas.
Iluminação (luz)
Refere-se ás condições de iluminação em determinado local: tanto pode ser natural (pelo sol) como artificial (elétrica). O excesso de claridade pode provocar ofuscamentos e a sua falta pode ocasionar uma visão inadequada ao ato de conduzir, podendo provocar nos dois casos, condições favoráveis a um acidente.
Tempo
Algumas condições atmosféricas dificultam muito nossa visão na estrada, prejudicando o correto uso do veículo no trânsito. A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as condições reais da estrada e do veículo. Além da dificuldade de vermos e sermos vistos, as condições adversas de tempo causam problemas nas estradas como barro, areia, desmoronamento, tornando-as mais lisas e perigosas, causando derrapagens e acidentes.
Aquaplanagem ou Hidroplanagem
Com água na pista, pode ocorrer a aquaplanagem, que é a perda da aderência do pneu com o solo.
Trânsito
Aqui nos referimos à presença de outros elementos (pedestres, veículos, animais, etc) na via.
O bom condutor é cauteloso. Observa bem à sua frente, prevê situações de risco no trânsito, evita situações difíceis, obedece às instruções recebidas no percurso e sempre mantém a calma e a educação.
Diálogos de Segurança
07/10/2016


