Nós vamos aproveitar que dia 18/02 é o Dia Nacional de combate ao Alcoolismo e que dia 20/02 é o dia Nacional de Combate as Drogas e Alcoolismo, para iniciar nossa contribuição para o tema.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. E como uma doença, seus efeitos podem ser devastadores tanto para a pessoa em si, como para familiares, amigos e para a sociedade como um todo.
Nesta nossa semana de combate ao consumos de drogas e ao alcoolismo traremos matérias sobre o assunto. Pois a conscientização ainda é o melhor caminho para evitar e tratar doenças.
O Brasil já liderou o consumo de álcool per capita no Brasil excedendo a média internacional, segundo a Organização Mundial da Saúde. E alguns dias específicos do calendário brasileiro dão um empurrãozinho para a nossa elevada média etílica, como o carnaval e feriados prolongados.
Dirigir alcoolizado aumenta mais de três vezes a chance de morte
Dados são do programa Respeito à Vida do Estado de São Paulo
‘A embriaguez no volante é um problema sério, que triplica os riscos e coloca muitas vidas em jogo. Ampliaremos nossos esforços no sentido de levar ainda mais informação e conscientização para a população. Só a mudança efetiva de comportamento pode mudar esse cenário’, afirma o diretor-presidente do Detran de São Paulo, Ernesto Mascellani Neto.
O levantamento mostra ainda que, de janeiro de 2019 a julho de 2020, houve mais registros de mortes causadas por acidentes de trânsito nas vias municipais (275) do que nas rodovias (267). A maioria das vítimas fatais são os jovens de 18 a 24 anos (55%), seguidos pelo público entre 50 e 59 anos (19%).”
Usar substâncias e dirigir é uma escolha que tem efeitos e consequências e quem opta por isso deve assumir a responsabilidade de seus atos.
Ocorre que, muitas vezes, quem acaba sofrendo as consequências dessa escolha equivocada são pessoas que não tem responsabilidade nenhuma sobre isso.
Em todo o mundo, estima-se que entre um quarto e metade das vítimas fatais de acidentes de transporte terrestre (ATT) relaciona-se com o uso abusivo do álcool.”
Fontes
https://www.issup.net/pt-br/knowledge-share/news/2020-09/alcool-drogas-direcao-semana-nacional-do-transito
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-09/dirigir-alcoolizado-aumenta-mais-de-tres-vezes-chance-de-morte
https://saude.abril.com.br/bem-estar/as-perigosas-interacoes-do-alcool-com-varios-tipos-de-remedio/

