Abaixo preparamos um resumo sobre comunicação assertiva. E complementamos no blog, com vídeo explicando o conceito.
“Saber se comunicar é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho. Mas você sabe o que é e como ter uma comunicação assertiva? A assertividade pode te ajudar a ser um bom comunicador, já que é um bom método para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.”
O que é comunicação assertiva?
Nem sempre é fácil identificar um comportamento realmente assertivo. Muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade, já que a linha entre os dois comportamentos é tênue. A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.”
Como ter uma boa comunicação assertiva?
- Valorize você e seus direitos
Você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, reconhecer seu valor e o que você representa para a sua equipe ou organização. Acreditar em você mesmo é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo.
- Explicite suas necessidades e desejos com confiança e respeito
Trace metas para que você possa atender suas prioridades. Feito isso, você pode falar, de maneira clara e confiante, com seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que você precisa deles para te ajudar a alcançar seus objetivos. Lembre-se: você quer que as pessoas te ajudem, e pedir auxílio de maneira agressiva pode até mesmo comprometer o relacionamento entre vocês. - Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas
Lembre-se que você pode controlar apenas você mesmo e seu próprio comportamento, então faça seu melhor para se manter calmo e comedido se o outro reagir de forma tensa. Equilíbrio emocional faz parte da comunicação assertiva. Mantenha-se respeitoso e sem violar as necessidades de outra pessoa. Desta forma você tem o direito de expressar sua opinião sincera e seus desejos.
4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva
É importante dizer o que está na sua mente, mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível. Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafie. Lembre de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos, mesmo que você esteja lidando com uma pessoa agressiva. - Mantenha-se aberto a críticas e elogios
Um ponto importante da comunicação assertiva é aceitar os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, de forma graciosa, humilde e positiva. Se você não concorda com a crítica recebida, então precisa estar preparado para falar sobre isso, sem entrar na defensiva ou se estressar.
- Aprenda a falar “não”
Dizer “não” é algo difícil a se fazer, ainda mais se você não está acostumado, mas é vital se você deseja se tornar mais assertivo. Conhecer seus próprios limites e saber quanto trabalho você é capaz de fazer vai te ajudar a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente.
- Preste atenção na sua expressão corporal
O jeito que você fala é tão importante quanto o que você fala. Seu interlocutor vai receber uma mensagem confusa se você estiver falando firmemente, mas de cabeça baixa. Fique atento ao volume e ao tom de sua voz.
- Faça uso de técnicas de comunicação assertiva
Existem várias técnicas simples, mas eficientes, de comunicação assertiva que irão te ajudar, como, por exemplo: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista. Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”. Argumente com fatos, jamais com julgamentos. Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.
No blog ainda temos um vídeo sobre as 3 formas de comunicação: Assertiva, passiva e agressiva. Visite o blog.

