Neste artigo, vamos mostrar algumas informações como sintomas, tratamento, diferença entre gripe e resfriado. Então informe-se, mas sempre procure um médico para que ele avalie corretamente os sintomas e prescreva tratamento.
GRIPE: altamente contagiosa, a gripe é a protagonista entre as doenças do outono. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe debilita as funções do pulmão, garganta e nariz e provoca um mal-estar generalizado, com dores musculares, na cabeça, febre alta e podendo apresentar inflamações oculares.
Não há remédio capaz de curar a gripe, os medicamentos atuam no alívio dos sintomas – a gripe em si é combatida pelo próprio organismo, num período de até 7 dias (se não houver complicações). Para tratar um quadro de gripe, recomenda-se repouso, hidratação constante e alimentação saudável.
Uma infecção viral comum que pode ser fatal, especialmente em grupos de alto risco.
- Muito comum – Casos por ano: mais de 2 milhões (Brasil)
- Propaga-se facilmente
- Pode ser parcialmente evitada com vacina
- Geralmente, pode ser tratado pela própria pessoa
- Geralmente diagnosticável pela própria pessoa
- Raramente requer exames laboratoriais ou de imagem
- Curto prazo: resolve-se em dias ou semanas
Como é a propagação
Sintomas
Tratamento
Você sabe a diferença entre Gripe e resfriado?
Gripe
Começa de repente, sem aviso.
Sintomas: A febre alta é o mais importante e dura uns 3 dias! Com ela vêm dor no corpo, calafrio, tosse, mal-estar, falta de apetite, tosse. Sabe quando não dá pra sair da cama? Então é gripe!
Duração mais lenta: a gripe pode demorar até duas semanas para passar completamente e pode evoluir para doenças mais graves, como pneumonia.
Resfriado
É gradual: você começa a sentir aquele desconforto, dor no corpo, o nariz começa a escorrer e você sente que vai ficar mal.
Sintomas: são mais brandos do que os da gripe. O resfriado afeta somente nariz e garganta, com muita coriza, congestão nasal e tosse. A febre não costuma aparecer – se aparece, é mais baixa.
Duração: passa rapidinho, em até 4 dias.
Fontes:
- https://www.minhavida.com.br/saude/materias/2680-previna-se-contra-as-doencas-tipicas-do-outono-e-inverno
- Fontes: Hospital Israelita A. Einstein
- Ministério da Saúde e outros

