Honestidade
Ser honesto é um dos grandes entraves de muitos profissionais, não por não falarem o que pensam, mas por confundirem honestidade com falta de educação.
Muito colaboradores no ato de expressar pensamentos acabam sendo indelicados com seus companheiros de trabalho.
Buscar a honestidade faz as relações ocorrem de uma melhor forma e garante a ausência de infortúnios. Na tentativa de justificar uma falta ou atraso no trabalho há muitos que já “mataram” muitas avós. A ética no trabalho está justamente em falar a verdade.
Ser ouvido é importante, mas ouvir é tanto quanto
A atitude de parar e prestar atenção a uma defesa de ideia garante respeito por parte dos interlocutores, todavia, além de ouvir é importante saber fazer os devidos comentários mesmo que as ideias pareçam desprovidas de execução.
Essa característica não é possível ser alcançada se apenas o trabalho solitário for visado. É necessário trabalhar em equipe, assim os aspectos mais fortes de cada componente serão aprimorados e os mais fracos serem fortalecidos.
Ouvir implica não dar respostas às questões complexas de maneira despreocupada. É preciso avaliar a situação e tudo nela inserido.
Quando isso for feito, os devidos créditos devem ser direcionados a seus merecedores. Receber os créditos por um sucesso que não é seu é uma das atitudes antiéticas tomadas por quem almeja sucesso sem trabalho duro.
Fonte:https://casadaconsultoria.com.br/etica-no-trabalho-2/

