Se você quer aprender como ser mais comunicativo no trabalho, é importante rever suas posturas e desenvolver essa habilidade no dia a dia.
Confira as melhores dicas para colocar em prática.
1. Aprenda a ouvir
O primeiro passo para se comunicar melhor em qualquer situação é aprender a ouvir os outros. Com “ouvir”, queremos dizer praticar a escuta ativa, que é um exercício de compreensão das necessidades alheias. Dessa forma, você começa a absorver melhor o que as pessoas estão dizendo e emitir opiniões mais coerentes, melhorando sua capacidade de entregar a mensagem correta sem ruídos e dentro do contexto.
2. Treine para falar em público
Aprender a falar em público é um exercício fundamental para melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho. Obviamente, você vai precisar dessa habilidade para fazer apresentações e discursar em eventos. Mas, além da função prática, saber falar em público também melhora sua capacidade de se comunicar no dia a dia. E é assim porque você treina todos os pontos essenciais para se expressar bem e envolver as pessoas.
3. Aprenda a ler a linguagem corporal
Ouvir as palavras que alguém pode não ser suficiente, pois as pessoas também falam com o olhar, expressões faciais, movimentos corporais e tom de voz, por exemplo. Para aprender como ser mais comunicativo, você terá que dominar as bases da linguagem corporal e ir além do discurso verbal. Essa habilidade é importante para entender o que as pessoas realmente pensam. Muitas vezes, o indivíduo demonstra claramente a contradição entre o que está sentindo e o que está falando com suas expressões. Se você dominar a linguagem corporal, estará sempre um passo à frente na compreensão do outro e saberá responder melhor às situações no ambiente de trabalho.
4. Melhore sua escrita
Quando se fala em ser mais comunicativo, a primeira imagem que vem à mente é a melhora da comunicação oral. No entanto, a comunicação escrita é igualmente importante, principalmente no ambiente de trabalho, em que estamos sempre redigindo e-mails, comunicados e mensagens. Por isso, vale a pena trabalhar as habilidades de redação para escrever de forma mais clara e humanizada. Você também pode usar recursos de apps de mensagens como emojis e figurinhas para expressar melhor o que você está dizendo e evitar mal-entendidos típicos da comunicação online.
5. Treine o rapport
O rapport é uma técnica de comunicação que espelha o comportamento do outro para criar uma conexão durante a conversa. Com ela, você consegue se comunicar melhor com qualquer pessoa no trabalho, até mesmo um cliente que acabou de conhecer. Para criar rapport no diálogo, você precisa identificar pontos em comum com a pessoa e procurar reproduzir alguns comportamentos dela para gerar sinergia. Alguns exemplos são ajustar o tom de voz para ficar mais próximo ao do interlocutor, chamá-lo pelo nome e imitar alguns pequenos gestos que ele faz enquanto fala – sem exagerar e parecer caricato, é claro.
6. Use a comunicação não violenta
A comunicação não violenta (CNV) é uma excelente metodologia para criar relações de confiança dentro da empresa.
Ela se sustenta em quatro principais pilares:
- Observação: saber separar fatos de julgamentos e observar as pessoas sem preconceitos, para de fato entender a situação antes de emitir opiniões
- Sentimento: avaliar o que a pessoa está sentindo e entender como ela reage às nossas colocações, e também falar sobre nossos sentimentos
- Necessidades: entender o que o outro quer e falar sobre o que precisamos também
- Pedido: saber pedir as coisas às pessoas sem soar como uma imposição ou exigência, explicando exatamente como queremos que seja feito.
Esse tipo de comunicação tem o poder de aumentar a empatia entre os colaboradores, melhorar a qualidade dos relacionamentos e promover um clima organizacional positivo. Se você souber usar a CNV, terá mais chances de criar conexões com as pessoas, evitar conflitos e ser visto como um profissional equilibrado e confiável.
7. Dê e receba feedback
Um profissional comunicativo precisa saber dar e receber feedbacks com naturalidade. Na hora de oferecer a devolutiva a um colega ou gestor, lembre-se de reforçar primeiro os pontos positivos e, depois, falar sobre os pontos que precisam ser corrigidos ou melhorados. É importante que o feedback seja dado no timing certo, com uma abordagem construtiva e de forma reservada – a não ser que seja apenas para tecer elogios, o que pode ter um efeito positivo em reuniões. Na hora de receber o feedback, mostre-se atento e agradeça pela preocupação do outro em ajudar você no seu desenvolvimento profissional.
8. Faça networking o tempo todo
Saber como ser mais comunicativo no trabalho também envolve o networking que você faz dentro e fora da empresa. A todo momento, você deve buscar oportunidades de se conectar com novas pessoas e aumentar sua rede de contatos profissionais. Na empresa, é importante ter contato com profissionais de outras áreas e todos os níveis hierárquicos, além de se relacionar com clientes e parceiros. Na vida pessoal, você também pode encontrar bons contatos profissionais em situações triviais, como durante um treino na academia ou até na fila do supermercado.
9. Tenha uma postura colaborativa
Os profissionais que fazem da colaboração sua marca registrada são vistos como pessoas comunicativas e proativas na empresa. No ambiente de trabalho atual, que prioriza uma cultura empresarial mais colaborativa, você tem mais chances de crescer profissionalmente cooperando com os outros do que competindo. Por isso, lembre-se de contribuir com projetos, apoiar colegas, trabalhar em equipe, dar ideias e estar sempre se comunicando de forma positiva no trabalho.
Entendeu como ser mais comunicativo para alavancar sua carreira?
Para continuar evoluindo cada vez mais como profissional, acompanhe os conteúdos exclusivos do Poder da Escuta.
Fonte:

