A maior metrópole da América do Sul celebra seus 467 anos no dia 25 de janeiro com uma programação cultural sob o tema Memória, Consciência e Esperança, as atividades planejadas além de celebrar a memória da cidade, vão homenagear vítimas da Covid-19, assim como os profissionais de saúde.
É importante ressaltar que a celebração não diminui a atenção que a população deve ter com os cuidados com a prevenção do contágio.
No universo digital, uma agenda com mais de 40 atividades das mais diversas áreas culturais que serão exibidas nas redes sociais de centros culturais, casas de cultura e bibliotecas geridas pela SMC. Num movimento para a democratização da leitura, a partir das 10h, haverá também distribuição de exemplares de Macunaíma, de Mário de Andrade, em cinco bibliotecas do município: Vicente de Carvalho, Cora Coralina, Prestes Maia, Pedro Nava e Érico Veríssimo.
Entre as ações que intervêm na paisagem urbana está o vídeo mapping São Paulo, Cidade-Ciência, que será projetado na fachada do Instituto Butantan. A atividade, que será realizada pelo Ateliê Digital Analógico, formado pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, irá narrar através de uma visão poética os avanços da tecnologia que coloca a capital como polo produtor de ciência.
Na programação
Desvairada SP – Da Garoa aos Saraus
Entre as atividades online, destaque para “Desvairada SP – Da Garoa aos Saraus”, uma homenagem do Sarau do Binho, um dos precursores de eventos literários nas periferias da zona sul de São Paulo. No evento digital, a partir das 17h, poetas e músicos paulistanos relembram histórias vividas na cidade e declamação de poemas e músicas que nos conduzem às suas ruas, becos e vielas.
Endereço online: https://www.facebook.com/SarauDoBinho
Horário: 17h
São Paulo – Território em Construção
Será lançada, no dia 25, a campanha “São Paulo – Território em Construção”, que aborda as transformações da cidade a partir da iconografia do acervo do Museu do Ipiranga, além de vídeos, animações, áudios e depoimentos de especialistas, tudo reunido em um hotsite. Também ocorrerá uma série de três lives, entre 25 e 27/01, com temas que analisam as mudanças no espaço urbano desde o século 19 até os dias atuais, incluindo uma perspectiva sobre o futuro e sobre o impacto da pandemia na cidade.
Endereço online: https://spterritorioemconstrucao.com.br
São Paulo, Cidade-Ciência
Entre as ações que intervêm na paisagem urbana está o vídeo mapping “São Paulo, Cidade-Ciência”, que será projetado na fachada do Instituto Butantan. A atividade, que será realizada pelo Ateliê Digital Analógico, formado pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, irá narrar através de uma visão poética os avanços da tecnologia que coloca a capital como pólo produtor de ciência.
Local: Instituto Butantan
Horário: 18h30
Endereço online: https://www.twitch.tv/ATELIEDIGITALANALOGICO
Lúdicos no Aniversário de São Paulo – Mario e as Marias
O espetáculo “Mário e as Marias” propõe uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais, um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente. É o nascimento de um novo olhar. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: a Maria, que representa nossa gente, nossa terra e nossa cultura, se torna a grande aventura de sua vida.
Endereço online: facebook.com/teatroflavioimperio
Horário: 19h
A Voz dos Corpos Africano – Cia Afrikanse
“Afrikanse” é um movimento artístico formado por artistas imigrantes e refugiados africanos que atuam no resgate de valores socioculturais afro descendentes através da arte e cultura de matrizes africanas. A intervenção “A VOZ DOS CORPOS AFRICANOS” remete à presença de artistas imigrantes africanos no cenário da dança no Brasil, contando com a participação do artista Ermi Panzo performando as narrativas do corpo junto a um elenco percussivo.
Endereço online: facebook @crdancasp
Horário: 17h
Contos populares e histórias da São Paulo antiga
A Cia Mapinguary, comemorando o aniversário da cidade, conta histórias da São Paulo antiga, narrando a história da cidade desde o nascimento e o surgimento de alguns bairros. O espetáculo conta com histórias sobre mitos e fantasmas paulistanos, com trilha sonora de compositores nascidos na cidade, além de outros contos populares.
Endereço online: facebook.com/ccvilaformosa e Instagram @ccvilaformosa
Horário: 16h
Festival São Paulo Samba
O “Festival São Paulo Samba” trará para o Centro de Culturas Negras uma ocupação cultural com comunidades de samba e sambistas de reconhecimento popular desta terra tão pulsante culturalmente.
Endereço online: Facebook e instagram @CCNEGRAS
Horário: 15h às 18h
AfrôGira
Renato Gama lança seu terceiro trabalho, um disco duplo, que traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros. Tendo o afeto como liga, ele cria um cenário de aquilombamento, espaços de segurança, produzindo muitos sentidos para a população negra, povos originários e todos que compreendem a importância da contribuição do continente africano. “AFRÔ”, o primeiro disco deste compilado traz em sua essência a contribuição cultural do corpo em estado de celebração, característicos da cultura africana, evidenciado nas danças, no andar e gestos. “GIRA”, o segundo disco tendo como base atabaques, violoncelo e cavaquinho, a festa se faz presente com sambas de roda, ijexás e outros sambas.
Endereço online: Facebook/centroculturalpenha
Horário: 19h
Hoje tem espetáculo
Exposição de caráter permanente “HOJE TEM ESPETÁCULO” apresenta a história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, áudio-visuais e maquetes, a mostra é distribuída em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido e uma sala do térreo. A versão virtual acrescenta duas novidades: um tour pelos pontos históricos do circo no Largo do Paissandu, onde o circo se encontra há 130 anos, pelas Reservas Técnicas e pelo Ateliê do Centro de Memória do Circo. Dessa maneira, o público poderá conhecer também um dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro, e ainda espiar pelas cortinas os bastidores da instituição.
Endereço online: https://facebook.com/centrodememoriadocircosp
Horário: 16h
Hip-Hop Ideologia Fatal – O Corre não Para
O grupo Ideologia Fatal surgiu em 1995, na periferia do bairro do Butantã, Zona Oeste de SP. Sempre lutando pela valorização de ideais do hip hop através do rap nacional, o grupo realiza uma intervenção dentro da comunidade da São Remo, com uma apresentação que mescla a linguagem de sarau e Hip Hop, usando a música como instrumento de reflexão e transformação para os jovens e crianças.
Endereço online: Facebook – @ccbutanta
Horário: 19h
Fogo Cruzado
A apresentação da banda FOGO CRUZADO é no estilo “punk anos 80”, com músicos experientes, oriundos da geração pioneira do punk no Brasil. Nas suas letras são tratados assuntos do cotidiano, denunciando todo tipo de injustiças sociais, seja de uma nação contra a outra, seja do estado contra o cidadão, mas claramente protestando contra o “status quo” estabelecido, visando a defesa da justiça.
Endereço online: Facebook – @cctremembe
Horário: 20h
São Paulo é isso aqui
“São Paulo é isso aqui” é um evento pensado para evidenciar as manifestações culturais paulistanas que permeiam o movimento HIP HOP através do RAP e compõem a programação do Aniversário de São Paulo. O show é a intersecção entre as trajetórias urbanas-musicais dos Rappers, Mcs e Compositores Timm Arif e Ely Polêmico, que trazem em suas letras as vivências da cidade de São Paulo e uma mescla de gerações do RAP e HIP HOP.
Endereço online: Facebook – @CCCasarao
Horário: 18h
Jardim das Oliveiras
“Jardim das Oliveiras” é um espetáculo musical produzido para todos os públicos, com objetivo de divertir, emocionar e levar o espectador a refletir sobre os elementos culturais e suas raízes. Com influências do Baião, maracatu, xote e xaxado, emboladas, forró e elementos da cultura popular nordestina como os folguedos e o reisado.
Endereço online: Facebook – @ccampolimpo
Horário: 16h
Música e o Circo
No show da banda Strimilicotric, a Música e o Circo são os protagonistas que convidam o público a se divertir com canções inéditas, descontraídas e algumas até sem pé nem cabeça! A irreverência dos palhaços faz com que o público fique à vontade para dançar, pular, cantar e curtir boas composições feitas por esses músicos e palhaços.
Endereço online: Facebook – @ccsalvadorligabue
Horário: 15h
Banda 365
Com diversos sucessos em sua carreira, alguns se tornaram verdadeiros hinos. Sem dúvidas o maior deles que mostra o DNA paulistano da banda é a música “São Paulo”. A canção foi lançada originalmente em 1986 em formato de disco-mix e posteriormente fez parte do primeiro LP da banda em 1987. Uma das mais significativas homenagens a São Paulo transformou a banda em sucesso nacional. Até hoje, pessoas de todas as gerações cantam seu refrão: “sem São Paulo, o meu dono é a solidão, diga sim, que eu digo não”. Em seus shows, além desta homenagem, o repertório engloba outros sucessos como “Grândola, Vila Morena”, música do cantor e compositor português Zeca Afonso, “Canção para Marchar”, “Berço Esplêndido!”, “Cegos Movimentos”, “Anos 70” e clássicos do rock nacional.
Endereço online: Facebook – @ccsalvadorligabue
Horário: 17h
Jarbas Mariz in Sampa
O cantor, compositor e instrumentista Jarbas Mariz iniciou sua carreira em 1968, tocando nos conjuntos de baile “Pedras Rolantes” e “Os Selenitas”, em João Pessoa, na Paraíba. Em 1974 participou do LP “Paêbirú”, de Zé Ramalho e Lula Côrtes (hoje é o LP mais procurado e caro do Brasil). Jarbas gravou seu primeiro disco solo, o Compacto Duplo “Transas do Futuro”, em 1977 (hoje considerado raro entre os colecionadores DJs, relançado em vinil pela Vale Verde Records/USA; consta do livro “Lindos Sonhos Delirantes”- v. 2, de Bento Araújo como um dos 100 discos mais audaciosos do Brasil). Gravou, também, os discos autorais “Bom Shankar Bolenath” – em parceria com Lula Côrtes – Instrumental; “Vamos lá pra Casa”, “Forró do Gogó ao Mocotó”, “Num Lugar de La Mancha”, “Do Cariri pro Japão” e ‘Pare Olhe Escute”. Jarbas Mariz agora está preparando o seu oitavo CD, que traz as participações de Zé Ramalho, Chico César e Crônica Mendes, a ser lançado em breve.
Endereço online: Facebook – @ccsalvadorligabue
Horário: 19h
SP in CENA (467 anos)
Músico atuante na cena nacional acompanhando diversos artistas da música como El Mizza, Banda Mãe da Rua, Nó de Fumaça, Filosofia Reggae entre outros, apresenta seu projeto solo, denominado “RETRATO”, com lançamento previsto para este ano. “RETRATO” relata uma proposta social que envolve seu mundo atual entre trabalho, família, natureza, música, cultura, amizade e representatividade periférica. No repertório estão incluídas músicas como “O Povo”, “Retrato”, que dá título ao disco, além da já conhecida pelo público “Viver é tão bom”. O projeto traz ainda releituras de artistas como Charlie Brown Jr e Natiruts com uma “pitada” de grande riffs de guitarras, que promete um show bem eclético para bons apreciadores da música e seus experimentos.
Endereço online: Facebook – @casadeculturaitaimpaulista
Horário: 19h
Fontes:
https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/noticia/programacao-aniversario-de-sao-paulo-2021
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/aniversario-da-cidade-sao-paulo-comemora-467-anos

