10 alimentos para anemia

Saúde

Abaixo você conhecerá alguns alimentos para anemia ferropriva, que também podem auxiliar no tratamento e na prevenção de outros tipos de anemia. Mas lembre-se, sempre necessário acompanhamento médico.

  1. Carnes vermelhas

Além de ferro-heme, as carnes vermelhas contêm boas quantidades de vitamina B12 e zinco. Esses três nutrientes são importantes para a prevenção e para o tratamento de anemias.

  1. Fígados e rins

Da mesma forma que as carnes vermelhas, as vísceras de animais, também chamadas de miúdos, como fígados e rins, são fontes de vitamina B12, ferro-heme e zinco.

  1. Ovos

Há a presença de ácido fólico nos ovos, que é importante para a boa formação de hemoglobina, substância responsável por carregar oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. Além disso, ferro-heme e vitamina B12 também estão na composição.

  1. Feijão preto

Esse é um alimento com grande quantidade de ferro. No entanto, o ferro do feijão preto é do tipo não-heme, que não é tão bem absorvido pelo organismo. Como já comentado, para otimizar sua absorção, é importante consumi-lo junto com uma fonte de vitamina C na refeição.

  1. Frutas cítricas

A laranja, acerola, abacaxi e o limão são ricos em vitamina C.

  1. Beterraba

A fama da beterraba como aliada para o tratamento da anemia não é de hoje. O destaque é explicado devido a presença de ferro não-heme na composição e também a boa quantidade de vitamina C que apresenta.

  1. Vegetais verde escuros

Tais alimentos, como brócolis, espinafre, agrião, rúcula e couve, são considerados aliados para suprir as necessidades de ferro no organismo, prevenindo e tratando a anemia, principalmente para os veganos que não consomem fontes animais. Devem ser consumidos com fontes de vitamina C.

  1. Lentilhas

Existem lentilhas de diversas cores, como marrom, verde, vermelha, etc. Além de ferro, elas apresentam boas quantidades de ácido fólico. A falta de tais nutrientes podem causar anemia ferropriva e anemia perniciosa, por exemplo. Devem ser consumidos com fontes de vitamina C.

  1. Nozes e castanha-de-cajú

Como visto, as anemias são ocasionadas pela falta de alguns nutrientes no organismo, entre eles, o zinco. As nozes e a castanha-de-caju são alimentos ricos no mineral e podem ser incluídas no cardápio diário para prevenção e tratamento da condição.

  1. Leite e derivados

Os leites e derivados contêm vitamina B12 e vitamina A, que são capazes de potencializar a absorção de ferro. No entanto, também são fontes de cálcio e, por isso, o consumo deve receber alguns cuidados – saiba quais são eles no próximo tópico.

fonte: https://my.oceandrop.com.br/alimentos-para-anemia/

Projeto RH GOLIN

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Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

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