Abaixo você conhecerá alguns alimentos para anemia ferropriva, que também podem auxiliar no tratamento e na prevenção de outros tipos de anemia. Mas lembre-se, sempre necessário acompanhamento médico.
- Carnes vermelhas
Além de ferro-heme, as carnes vermelhas contêm boas quantidades de vitamina B12 e zinco. Esses três nutrientes são importantes para a prevenção e para o tratamento de anemias.
- Fígados e rins
Da mesma forma que as carnes vermelhas, as vísceras de animais, também chamadas de miúdos, como fígados e rins, são fontes de vitamina B12, ferro-heme e zinco.
- Ovos
Há a presença de ácido fólico nos ovos, que é importante para a boa formação de hemoglobina, substância responsável por carregar oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. Além disso, ferro-heme e vitamina B12 também estão na composição.
- Feijão preto
Esse é um alimento com grande quantidade de ferro. No entanto, o ferro do feijão preto é do tipo não-heme, que não é tão bem absorvido pelo organismo. Como já comentado, para otimizar sua absorção, é importante consumi-lo junto com uma fonte de vitamina C na refeição.
- Frutas cítricas
A laranja, acerola, abacaxi e o limão são ricos em vitamina C.
- Beterraba
A fama da beterraba como aliada para o tratamento da anemia não é de hoje. O destaque é explicado devido a presença de ferro não-heme na composição e também a boa quantidade de vitamina C que apresenta.
- Vegetais verde escuros
Tais alimentos, como brócolis, espinafre, agrião, rúcula e couve, são considerados aliados para suprir as necessidades de ferro no organismo, prevenindo e tratando a anemia, principalmente para os veganos que não consomem fontes animais. Devem ser consumidos com fontes de vitamina C.
- Lentilhas
Existem lentilhas de diversas cores, como marrom, verde, vermelha, etc. Além de ferro, elas apresentam boas quantidades de ácido fólico. A falta de tais nutrientes podem causar anemia ferropriva e anemia perniciosa, por exemplo. Devem ser consumidos com fontes de vitamina C.
- Nozes e castanha-de-cajú
Como visto, as anemias são ocasionadas pela falta de alguns nutrientes no organismo, entre eles, o zinco. As nozes e a castanha-de-caju são alimentos ricos no mineral e podem ser incluídas no cardápio diário para prevenção e tratamento da condição.
- Leite e derivados
Os leites e derivados contêm vitamina B12 e vitamina A, que são capazes de potencializar a absorção de ferro. No entanto, também são fontes de cálcio e, por isso, o consumo deve receber alguns cuidados – saiba quais são eles no próximo tópico.
fonte: https://my.oceandrop.com.br/alimentos-para-anemia/

